domingo, 17 de maio de 2009

Amem-se uns aos outros (João 15, 9-17)

Amem-se uns aos outros. Síntese da magnífica mensagem de Jesus aos povos. Ele mesmo fez isso. Amou a ponto de entregar completamente sua vida. Gesto máximo de amor.

Não é retórica. Ele faz e seu fazer torna-se sua principal pregação. O testemunho fala mais que o discurso. Ele diz que nos ama e permanece no amor porque o Pai {Deus} o ama. Jesus nos ama. Este é o alicerce de nossas práticas amorosas. Amando-nos uns aos outro permaneceremos no amor.

Amar até as últimas conseqüências. Mas não precisamos começar partindo desta radicalidade. Experimente começar dedicando alguns minutos de sua vida a uma pessoa que está sofrendo. Parar e olhar com mais atenção. Calar-se e ouvir com mais dedicação. Libertar seu carinho e oferecê-lo gratuitamente. Repartir a esperança. Partilhar alegria e expectativas. Romper com os grilhões do egoísmo e da prepotência. Caminhando nesta estrada seremos capazes de radicalizar nosso amor, a ponto de abraçar a glória do martírio.

Jesus nos chama de amigos. A amizade é um espaço eclesial. A amizade perpassa família e povos. É o amor rompendo fronteiras. É a expressão explicita do amor; do bem querer entre as pessoas. Na amizade compartilhamos nossas satisfações, tristezas, desilusões; nossos desejos e sonhos. A amizade é o espaço de liberdade e franqueza: podemos dizer sim, podemos dizer não, podemos dizer talvez, podemos abrir nosso coração sem receio de dizer o que se sente.

Amar uns aos outros dá fruto. E fruto permanente porque o amor é permanente. Permanente, criativo e infinitamente inventivo, como gostava de dizer Vicente de Paulo. O poder do amor é imenso. O amor nos dá o poder de guardar, de proteger, de fortalecer a vida. Jesus nos transmite esse poder quando amamos uns aos outros: qualquer coisa que pedirmos a Deus Pai nos será dado.

Tudo está ao alcance de nossas mãos, basta amar. Amar sem limite. Amar a ponto de morrer por outra vida. Vida pelas vidas, nas palavras do poeta e bispo Pedro Casaldáliga.

Alexandre Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário