domingo, 24 de maio de 2009

O céu está no meio de nós



Depois da páscoa Jesus "subiu ao céu e sentou-se a direita de Deus Pai". Desta maneira rezamos em nosso credo. Muita gente acha que Jesus mora no céu e vai permanecer lá até que um dia voltará, no fim do mundo, onde virá para julgar os vivos e os mortos.

Lucas escreveu, por inspiração divina, dois livros: o evangelho (que leva o seu nome) e os Atos dos Apóstolos que narra, sobretudo os primeiros caminhos da Igreja. Nos Atos dos Apóstolos, Lucas descreve o episódio da ascensão de Jesus (cf. Atos 1, 4-11). Conta que Jesus conversa com os apóstolos, despede-se e, em seguida, “foi levado ao céu à vista deles”. Depois uma nuvem o encobre. É importante observar o que Lucas destaca logo depois: os apóstolos continuam olhando para cima na tentativa de ver Jesus. Ficam lá olhando, olhando. Então aparecem dois homens vestidos de branco e perguntam: “por que vocês estão aí parados, olhando para o céu?” E explicam que “esse Jesus que foi tirado de vocês e levado para o céu, virá do mesmo modo com que vocês o viram partir para o céu”.

Imaginamos o céu como um lugar geográfico, em cima da terra, além das nuvens. Um lugar bom e desvinculado de nosso cotidiano, do mundo, do vale de lágrima em que vivemos. Muitas vezes queremos recorrer a Deus dirigindo nossas preces olhando para o céu. Não é olhando para céu que encontraremos Jesus, mas olhando o mundo, especialmente as pessoas que sofrem.

Tem muita gente que alimenta sua espiritualidade com reflexões e práticas desvinculadas do cotidiano, das tramas da vida e do mundo; isolam-se e ficam a buscar força e discernimento fora do mundo. Jesus já está presente em nosso meio. A subida ou ascensão de Jesus ao céu não implica em sua ausência no mundo. Ao contrário, ele permanece em nós, cuida de nós, atua nas tramas da história.

Jesus já tinha advertido que ficaria presente no mundo. Ou seja, para ver Jesus é preciso olhá-lo no mundo. Cuidar de quem sofre é cuidar do próprio Jesus. Assim quando a gente dá comida a quem tem fome, alimenta Jesus; oferece água a quem tem sede, sacia Jesus; visita um doente, conforta Jesus. Noutra ocasião Jesus disse que estaria no nosso meio quando nos reuníssemos em seu nome, tanto na oração como na ação.

Precisamos de momentos para rezar. Estabelecer um tempo só nosso de pura intimidade com Deus. Contemplar a Deus para melhor reconhecer Jesus presente nas pessoas que sofrem. Alimentar numa espiritualidade encarnada nos aparelhando para a peleja da vida nos mundos.

O Reino de Deus está muito perto. O céu está no meio de nós, como está no nosso meio o Reino de Deus, tantas vezes anunciado por Jesus. Jesus aponta sinais da presença do Reino de Deus em nosso meio. Escolhe variados exemplos desta presença entre as crianças, os pecadores, os doentes, as meretrizes. O exercício da misericórdia é a historicização do céu. O céu está ao nosso alcance. Como disse certa vez o monge Anselm Grun: “o céu começa em você!”.

Alexandre Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário